27 de julho – dia do Pediatra

Nos idos de 1722, o médico Theodore Zwinger, professor da Faculdade de Medicina da
Basiléia – Suíça , atento em suas observações clínicas, percebeu que os sinais e sintomas de uma mesma doença que acometiam tanto crianças quanto adultos apresentavam diferenças em sua forma e no conteúdo, levando à afirmação de que a criança não é uma miniatura do adulto e sim, um ser em formação. Baseado nessa sua percepção escreveu um livro ao qual deu o título de “Paedoiatreia – as doenças na infância”, de onde veio a palavra “pediatria”.
A pediatria é a especialidade da medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano
desde o nascimento até a adolescência, ou até mesmo antes do nascimento na fase perinatal, quando há a necessidade de uma orientação pediátrica. O pediatra atua na busca constante da prevenção de doenças, desde o início da vida através do acompanhamento do aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes e sempre fornecendo às mães (e muitas vezes as avós também) as orientações necessárias para o crescimento e desenvolvimento saudável de seus filhos. E, quando necessário, intervenções curativas através de procedimentos e tratamentos de diversas patologias que
acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional para a qual foram treinados e habilitados.
“Eu, pediatra, prometo que farei pela criança que me é confiada o que faria pelo filho da
minha carne “. Esse é o juramento do pediatra que comemora no Brasil o seu dia em 27 de julho, data essa escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, essa centenária e importante instituição criada para a defesa da saúde da criança e adolescente que ocorreu em 27 de julho de 1910.
E, coincidentemente, 27 de julho é a data em que se comemora o aniversário da nossa
querida cidade de São José dos Campos, que nos acolheu e onde exercemos as nossas atividades profissionais. Por ser um feriado não temos jantares de confraternização …, mas com certeza temos o apreço e o reconhecimento de nossos colegas e dos pacientes, muitos deles que cresceram e hoje nos trazem seus filhos.
Feliz dia do pediatra!

Escrito por: Dr. Othon M. Becker – Pediatra – CRM: 41355

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *